PABX digital ou analógico: qual escolher?

Digital ou Analógico

O PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange) nada mais é do que uma central telefônica, muito comum em empresas, escritórios e até em residências, que permite ter sua própria rede de telefonia interna, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho. Conheça mais sobre as funções e as diferenças entre PABX digital e analógico.

O que é um PABX?

De um modo simplificado, uma central telefônica PABX conecta-se em linha direta à uma operadora de telefonia, da mesma maneira que um telefone residencial comum. O que diferencia esses dois produtos é que o PABX permite a conexão com outras linhas internas, feita através de ramais. Isso possibilita maior eficiência e rapidez na comunicação, e economia, já que elimina a necessidade de várias linhas telefônicas num mesmo local. É possível realizar a discagem e chamada para os ramais internos, assim como a transferência de ligações entre eles, com sigilo total entre as ligações. Enquanto isso, a conexão com linhas externas é mantida, ou seja, é possível realizar chamadas normalmente para linhas telefônicas fixas.

Tipos de PABX: analógico e digital

No mercado, existem basicamente dois tipos de tecnologia disponíveis para centrais telefônicas: aanalógica e digital.

Os PABX analógicos proporcionam recursos profissionais de telefonia e exigem manutenção e suporte técnico feitos por especialistas para garantir o bom funcionamento. Ainda são os mais utilizados em residências e empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação, devido ao menor custo de investimento se comparado à tecnologia digital. Suas funções básicas são:

Controle das chamadas telefônicas internas e externas
Chamada em espera
Permissões para realizar chamadas distintas para cada ramal
Conexão com ramais sem fio
Transferência de chamadas
Identificador de chamadas
Reuniões por telefone
Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar


Conheça aqui as opções de centrais de PABX analógicos Intelbras.

Os PABX digitais contemplam todas essas funções acima com um grande diferencial, se comparado aos analógicos: a maior oferta de recursos. Conheça algumas características que diferenciam um PABX digital:

Comunicação híbrida integrando as tecnologias analógica, digital e IP
Seleção automática de linhas, na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia.
Ramal econômico, programa um limite de tempo para cada ligação, exemplo: o telefone do seu colaborador está programado para fazer chamadas de no máximo 5 minutos, quando passar disso a ligação cairá.
Terminais com tecnologia digital
Capacidade ilimitada de ramais
Consulta a portabilidade para números celular, sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia.
Estrutura flexível, a capacidade da central se molda de acordo com a sua necessidade
Realização de chamadas com tecnologia IP
Facilidade na configuração do sistema
Possibilidade de interligação com outros PABX
Possibilidade de interligação com computadores
Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP


Um projeto de PABX digital apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, porém, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas. 

Fonte: Intelbras

Compartilhe: